Máscaras ao ar livre
A ciência já demonstrou que o risco de transmissão do coronavírus em meio ambiente e com distanciamento entre as pessoas é baixo.
Mas muitas vezes surge a dúvida:
“-Será que posso tirar a máscara aqui onde estou?”
Com mais de um ano de pandemia, muitas pessoas ainda ficam confusas onde é interessante e de bom senso ficar com a máscara, e onde pode se sentir mais à vontade em respirar o ar da nossa atmosfera sem se contaminar.
O risco de transmissão do coronavírus realmente é mais baixo em ambiente aberto, mantendo-se o distanciamento social, e o risco vai ficando cada vez menor com mais e mais pessoas sendo vacinadas.
Mas onde usar máscara em um ambiente aberto é um ato que depende de vários fatores como as leis de saúde públicas locais, a aglomeração e o trânsito de pessoas.
Encontros breves com uma pessoa sem máscara passando a uma certa distância na calçada representa um risco pequeno de se contrair o vírus.
Assim, como você toma a melhor decisão de usar ou retirar a máscara em ambientes abertos?
Partículas virais dispersam-se muito rápido em ar ambiente, e o risco de se inalar partículas virais em locais com pouco movimento é insignificante.
É importante estarmos atentos para colocar a máscara em ambientes que realmente representem risco mais importante de transmissão viral, mas podemos ter momentos mais tranquilos em ambientes nos quais isso é permitido.
Profissionais experts em transmissões virais criaram uma regra simples baseada na ciência e na praticabilidade, que orienta a utilização de máscaras!
Observar as seguintes situações!
Em ambiente fechado onde duas ou mais pessoas estão presentes, ou em um ambiente aberto onde existe aglomeração de pessoas e o distanciamento não consegue ser respeitado, a utilização de máscara faz-se necessária!
Mas ambientes abertos onde poucas pessoas se encontram sendo possível manter um distanciamento mínimo adequado, a máscara pode ser retirada para podermos sentir o alívio de respirar livremente!
Importante lembrar que quanto mais tempo e perto permanecer com alguém, maiores as chances de inalar partículas aéreas exaladas pelo outro, então é bom continuar atento.
Cuidem-se todos!
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Buscar
O Profissional
O Dr. Fernando Ioriatti Chami é natural de São Paulo, capital, nascido em 1966. Estudou medicina na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), formando-se em 1990.
Especializou-se em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela mesma instituição em 1995.
Em 1997, defendeu título de Mestre em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Em 2003 adquiriu o título de Doutor em Medicina ao estudar os efeitos da acupuntura em um modelo experimental de alergia respiratória, também na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.