I Ching

I Ching, também conhecido como “O Livro das Mutações”, é um clássico da literatura chinesa que combina filosofia, espiritualidade e consulta oracular.

Codificando a naturalidade dos movimentos do Céu e da Terra, o I Ching clarifica o lado obscuro e desconhecido em cada circunstância da vida.

Composto por 64 hexagramas, o I Ching descreve as possíveis interações entre os 8 trigramas formados pelas relações das energias do Céu, da Terra e do Homem em cada manifestação energética da natureza.

Os oito trigramas são:

  1. Qian (☰): Representa o céu (Metal Yang). O Criativo.
  2. Xun (☴): Representa o Vento (Madeira Yin). A Suavidade.
  3. Kan (☵): Representa a Água (Água). O Abismal.
  4. Gen (☶): Representa a Montanha (Terra Yang). A Quietude.
  5. Kun (☷): Representa a terra e é associado à receptividade e ao movimento descendente.
  6. Zhen (☳): Representa o Trovão (Madeira Yang). O Incitar.
  7. Li (☲): Representa o Fogo (Fogo Yang). O Aderir.
  8. Dui (☱): Representa o Lago (Metal Yin). A Alegria.

Elaborado no decorrer de um longo período de tempo (5577 e 479 a.C.), o I Ching foi compilado pelos ensinamentos de quatro sábios da história da China: Fu Xi, Rei Wen , Duque de Zhou e Confúcio.

As interações entre os 8 trigramas representam a diversidade dos seres, conforme suas consciências e os contextos em que atuam.

Os 64 hexagramas englobam todas as manifestações de diferentes situações e suas circunstâncias, expressas na Lei da Mutação, que evidencia a mudança que ocorre em tudo no universo.

A única coisa que não muda é o fato de que tudo muda!

O I Ching canaliza a energia que cria e está presente em todas as coisas para nos ajudar a entender o fluxo da vida e conquistar harmonia!

Você pode usar o I Ching para filosofar sobre suas questões pessoais, revelar insights profundos de seu ser ou até mesmo ajudar a tomar decisões com mais sabedoria!

Entre em contato e faça uma consulta oracular com o I Ching, o sábio amigo!