Alimentação

Alimentação

 

A importância da alimentação na qualidade de vida das pessoas pode parecer extremamente óbvia. Mas essa clareza parece se perder frente à quantidade de absurdos que observamos em relação à quantidade e qualidade de alimentos ingeridos no cotidiano.

É claro que os prazeres referentes à ingesta de uma boa comida ou de uma boa bebida não precisam ser mutilados da vida de ninguém, mas saber gozar desses encantos de uma maneira equilibrada permite poder aproveitá-los sem denegrir de maneira irreversível a saúde.

Mas a vida moderna, a correria incessante da rotina, a necessidade de cumprir afazeres acabam colocando a nutrição em segundo plano, obrigando as pessoas a se alimentarem quando conseguem, se conseguem, e muitas vezes deglutindo o alimento comumente pobre em nutrientes, sem mastigar adequadamente e nem sentindo o gosto do que está comendo.

Com certeza isso não deve fazer bem!!

Claro que isso gera indisposição, fadiga física e mental, falta de energia para a vida de maneira geral e desencadeia um processo gerador de inflamações, necessidades nutricionais e doenças.

O aumento do conhecimento sobre saúde e alimentação nos mostra o poder de determinados alimentos em beneficiar a saúde. São os conhecidos alimentos nutracêuticos, que possuem diversas qualidades benéficas para o organismo.

Um profissional adequado sabe como orientar as necessidades nutricionais de cada um, de acordo com as terapias a serem realizadas e os objetivos a serem alcançados.