Período que vai de 10 de fevereiro de 2024 até 28 de janeiro de 2025.

No calendário chinês corresponde ao ano de 4722.

Conhecer as tendências da naturalidade propicia um caminhar mais harmônico consigo mesmo e com suas relações com o mundo.

A harmonia com os movimentos do Céu e da Terra é a meta dos mestres taoístas.

O encontro do tronco celeste Madeira Yang (jia) com o ramo terrestre Terra Yang  (Chen) determina as características energéticas  do ano Dragão de Madeira Yang.

O Dragão é o único animal mítico dos 12 animais do horóscopo lunar.

É um animal presente no céu, na água e na terra.

A energia Jia Chen está demonstrada no hexagrama Pequeno Excesso onde o trigrama Trovão na parte superior e a Montanha no trigrama inferior.

A poderosa energia que vem do Céu sobre a Terra pode gerar desequilíbrios negativos, movimentos excessivos e pensamentos obsessivos.

É um período desafiador onde os Corações das pessoas estão muito cheios de convicções e desejos.

Esses excessos de desejos, usados de maneira egocêntrica e individualista, acabam por causar conflitos internos intensos com estagnação de seus pensamentos e emoções, interrupção do processo evolutivo individual, desgastes, perda de energia e falta de força de vontade.

Essas convicções inabaláveis geram tensões nas relações criando ambientes pouco cooperativos e muito competitivos.

Por isso a importância de se utilizar da virtude do Dragão de se aprimorar, investir em autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscar ampliar horizontes, sem descuidar das relações exteriores.

Por isso o ano do Dragão também é conhecido como o Fogo do Farol, que ilumina o obscuro permitindo enxergar mais longe e mais claro.

O Sábio que souber direcionar essa forte convicção interna da Montanha com a força de ação exterior determinada, forte e objetiva do Trovão, direcionará suas atitudes para uma verdadeira transformação de seu Espírito, para o empreendedorismo e a realização de seus projetos.

O Dragão não tolera procrastinação e automiseração.

O que importa é elevação interior para harmonizar relações interiores e exteriores, ação e produtividade para realizações e transformações auspiciosas.

A grande lição do Dragão é usar a sabedoria para o bem da humanidade.