O excesso de antibióticos

 

O excesso no uso de antibióticos e sua indicação indevida representa um dos grandes problemas de saúde pública mundial, pela possibilidade de aparecimento de cepas bacterianas resistentes.

Profissionais que atuam dessa maneira o fazem por diversos motivos, principalmente pelo seu próprio ponto de vista a respeito da doença e a melhor terapia oferecida, além de diretrizes individuais de cada país.

É reconhecido amplamente a menor utilização dessas substâncias por profissionais adeptos do uso de práticas complementares e alternativas de medicina, que conecemos pelo termo medicina integrativa.

Diversos estudos de saúde pública demonstraram o menor uso de antibióticos em infecções do trato respiratório, o que vai de encontro com as recomendações da Organização Mundial da Saúde no sentido de proteger os antibióticos de resistências bacterianas, tornando diversas classes inúteis ineficazes para terapia bactericida.

Os médicos que integram sua visão diagnóstica e terapêutica possuem opções diversas de tratamento para oferecer e para promover melhora do quadro em questão. Além disso, os pacientes que procuram esse tipo de terapia complementar também são pacientes que possuem uma resistência maior ao uso de antimicrobianos.